30 junho 2007

O Gato e a caixa.

Momentos de ócio dão um colorido especial na cabeça.

29 junho 2007

Como avaliar uma obra? (Parte 4 – final.)


Parte 4: Profundidade do conhecimento.

Passamos a semana vendo como acontece dentro da cabeça de um espectador o processo de avaliação de uma obra artística.

Compreensão = Avaliação.

Essa formula está certa, mas ainda incompleta.

Compreensão da obra + Conhecimento da área = Avaliação

Estes dois fatores devem ser ponderados ao receber uma crítica ou elogio.
Perceba como o conhecimento influência o perfil de avaliação.

O Perfil do Amigo/Fã que não possui conhecimento da área :Olhará para seu trabalho e julgará baseado em duas variáveis: O “entendi” e o “ não entendi”. Tome cuidado com comentários vindos de uma pessoa com este perfil. Se ele te elogiar não se empolgue (Ele não têm parâmetro para saber se sua obra é boa de verdade) se ele te criticar ouça com parcimônia. (Uma crítica deste porte nem sempre atenderá seus anseios por melhoria, por orientação, e pode servir apenas como freio para sua motivação– se você estiver começando.)

O Perfil do Amigo/Fã que possui conhecimento da área: Esse é valioso. Uma pessoa com esta orientação é sensível a arte. Poderá ressaltar pontos positivos e negativos que você nem tinha imaginado. Talvez encontre em sua obra uma Genialidade-não-intencional. Talvez faça uma associação grotesca e você queira queimar sua obra. Esses caras são legais, mas não estão sempre certos.

O Perfil do Professor/irmão mais velho que não possui conhecimento: Pode soar estranho, mas este é o perfil mais abundante. Ele usará uma referência para te dizer o que é arte, e não aceitará nada além disso. Ele gostará de Da Vinci por que é bonito, mas dirá que Picasso não é arte, alegando que é capaz de fazer igual. Use seu bom senso para ver o que vale e o que não vale em sua avaliação.
O Perfil do Professor/irmão mais velho que possui conhecimento: As referência que ele carrega o ajudarão a buscar um trabalho mais completo, evitando cópias ou apenas releituras. Será a pessoa indicada para te avaliar quando você desenvolver um estilo próprio.

O perfil do Chefe/cliente sem conhecimento da área: Agradar este perfil é fácil: simplesmente faça tudo da maneira mais habitual possível. Peça para que ele te mostre um padrão a seguir, siga e ele ficará feliz. Este perfil não está aberto para inovações nem propostas criativas. Ele não quer arriscar. Não adianta falar que laranja é a cor da moda: ele quer preto porque combina com tudo. A inovação é assustadora e desagradável. Se o que você procura é a avaliação da originalidade de sua idéia, peça opinião para outro.

O perfil do Chefe/cliente que possui o conhecimento da área: Este é o perfil mais exigente e o mais enriquecedor. Se você deseja ser um profissional nesta área procure por pessoas assim. Suas avaliações geralmente são ponderadas e sóbrias. Nunca leve uma avaliação dele para o pessoal, nunca se ofenda, pois ele verdadeiramente está em busca do melhor que há em você. Talvez um dia questione sua capacidade de criação, mas na maioria das vezes ele está na expectativa da perfeição.

Perfil do concorrente sem conhecimento da área: Nem preciso falar que ignorá-lo é o suficiente. Balance a cabeça, finja que está ouvindo, diga que vai pensar sobre o assunto.

Perfil do Concorrente que Possui o conhecimento da área: Muita calma! Respire fundo e ouça tudo o que ele disser, quando passar a raiva e a vontade de surrá-lo pense no que foi dito. Você perceberá que a maior parte é opinião pessoal dele, então releve. O que sobrar pode ser verdade e é bom pedir uma segunda opinião.

Conclusão das quatro partes (parte relevante):

Nas quatro edições do Aprendiz; Roberto Justos avaliou os concorrentes tanto de forma pessoal quanto técnica. Baseou também suas decisões no conhecimento que tinha da área.

No Programa Ídolos os jurados usam sua Opinião pessoal e um perfil que varia de amigo para inimigo constantemente. Decidem o que lhes parece melhor.

Mas absolutamente nada garante que a avaliação deles foi correta.

Não se deixe impressionar pela avaliação de alguém. Simplesmente dê o melhor de si e aprenda a “avaliar uma avaliação” (isto é - entender o que é relevante na opinião dos outros) para poder crescer. Os elogios são bons, mas não são vitais. As críticas doem mas são úteis.

Espero que este artigo facilite seu processo de desenvolvimento pessoal. Ok?

Notas do autor:
1)O texto presente nestes artigos é da minha cabeça. Nada impede que eu esteja errado, e nada impede que eu esteja certo. Se você conhece algum artigo acadêmico sério que me contradiga ou que acrescente algo , por favor, compartilhe comigo.

2) Desculpem o texto longo

3) os Arquétipos expostos só servem como referência. Nem todo o chefe tem o “arquétipo do Chefe” e nem todo amigo tem o “arquétipo do amigo”. Ninguém é 100% concorrente ou professor. Use seu bom senso pra sacar qual é o tipo da pessoa que você está tratando e se beneficie disso. Blz?

27 junho 2007

Como avaliar uma Obra? (Parte3)


Eu e meus desenhos toscos...
É longo, mas prometo que compensa!!!!

Parte 3 - Arquétipos de avaliação.

Ok, se vc sacou a parte 1 e 2 tudo bem, se não beleza também. Agora vem realmente a parte legal.

Como vimos uma pessoa pode ter uma avaliação técnica ou pessoal. Mas nada impede que ela tenha uma avaliação técnica e pessoal ao mesmo tempo, como não impede a existência de uma avaliação que nem é técnica e nem pessoal.
Saca-só
Se você fizer um cruzamento “Azão-Azinho” no melhor estilo das ervilhas do Hendel Vai ter um quadro como este:



Resultado do cruzamento: Um tipo de perfil para cada avaliação, e cada avaliação com um “foco de valor”.

O Perfil do Amigo/ FãPessoal, mas não Técnica. : Este perfil de avaliação põe o “foco de valor” na compreensão pessoal. É como receber um quadro de um amigo, ou receber o desenho de um filho. O Importante é a intenção da obra, e não seu aspecto final.
Da mesma forma um fã é capaz de compreender uma letra de música que para muitos não faz sentido. Como bom admirador é capaz de encontrar a genialidade que está escondida aos olhos daqueles não acompanham a elaboração da obra. Você sempre vai gostar daquela música por que tocou num dia especial, ou sempre vai gostar daquela banda por que têm uma história de vida, sempre levará em conta a criatividade de uma peça. O que vale é a Mensagem, a Intenção, o Fim.


O Perfil do Professor / Irmão mais velho
Pessoal e Técnica
: O “foco de valor” deste perfil é o processo de execução. Você admira as pessoas que gastam tempo fazendo o que fazem, e você gosta das coisas quando são bem feitas. É claro que leva em consideração a intenção de um artista, mas o importante é o esforço pela perfeição, a dedicação do autor para conseguir superar o que é comum. Você gosta de ser surpreendido, ter sua visão preenchida, ter seus ouvidos encantados. Não gosta do que é mediano e comum. Não vê a menor graça em amadores. A clareza da mensagem é que é vital. O que vale é a Forma, o Método, o Meio.

O Perfil do Chefe / ClienteTécnica, mas não Pessoal : Este é o perfil, na minha opinião, mais difícil de ser aceito por artistas. O “foco de valor” está numa área que muitos artistas ignoram: A aplicação da arte. Uma pessoa que avalia com este perfil está preocupada em saber se a arte é ou não adequada para determinado fim. Não dá valor ao esforço do artista (por que geralmente ele está pagando por ele), não dá valor a intenção do artista (por que seu foco está no uso da obra, e não no seu significado). O importante é o nível de aceitação do desenho, o importante é o Resultado, a aplicação e o Uso. ( Muitos e muitos artistas odeiam o fato de “vender” sua arte- isto é : Produzir para agradar determinado grupo ou tipo de pessoa. Mas pense bem: Agradar pessoas também é uma arte... tente só para ver como é difícil...)

O Perfil do Concorrente / inimigoNem Técnica, nem Pessoal: Este perfil é o mais engraçado. Ele não se deixa envolver emocionalmente com a obra e nem se deixa surpreender pela técnica. Seu “foco de Valor” está no Erro de quem fez a peça. Ele quer deixar claro que seu trabalho não é bom o suficiente e vai se esforçar para encontrar um deslize. No caso de um desenho dirá que o pé do seu personagem está torto e a cor não combinou. Se for uma música dirá que não gostou do timbre da voz e ficaria melhor se você colocasse uma distorção na guitarra e acelerasse o compasso. O importante para este perfil é seu descuido, sua preguiça, sua incapacidade. Ouça com carinho avaliações deste tipo, mas não leve muito a sério.

Ok, tendo analisado estes 4 perfis (Amigo, professor, chefe e concorrente) temos respectivamente uma avaliação do Porque-Como-Para que serve uma obra e seus pontos negativos.

Se você se auto-avaliar pensando nestes perfis conseguirá fazer uma obra blindada, que resiste a maioria das críticas tolas , vai poder compreender melhor a mente de seu público - e surpreendê-lo.

Só pra acabar:
Se você fizer um sorvete de presunto :

Seu amigo dirá: Cara!!! que idéia Locaaaaa!
Seu professor dirá: Nossa!! Como você fez isso?
Seu chefe dirá: Isso não vai vender
Seu concorrente dirá: Se eu tivesse feito seria um mousse de presunto com cobertura de mussarela...

O próximo post é a conclusão. Desculpem o tamanho do texto e avaliem-no: Comentem!

25 junho 2007

Como avaliar uma obra? (Parte 2.)

Nota do autor: BRANDE???

Parte 2: Afinidades

Existem duas formas de compreender (Eu sei que existem mais, mas para começar, vamos com duas) e então duas formas de avaliar,

1º ) Pessoal: Você tem experiências e chegou à muitas conclusões. Você já tentou, você já usou, você já sentiu, você já conseguiu ou não. Quando se vê diante de uma obra artística leva toda a sua história em consideração para só então tecer um comentário. Você é capaz de sentir, de interpretar, de contextualizar uma pincelada, um tremor na entonação de uma nota, ou uma expressão no rosto. Você é capaz de refazer um olhar para entender o que está sendo dito na entrelinha. Mesmo que nunca tenha vivido a vitória numa guerra é capaz de senti-la quando vê num filme ou quadro. Feeling é o mais importante.

2º) Técnico:
Para você as coisas são muito claras. Existem acertos e existem erros. Muitas coisas não passam de “tentativas” de arte. Mal feitas, incompletas e sem estilo. Você sabe como se deve fazer. Sabe o que combina e o que não combina. Tem bom senso. Você tem uma referência clara do que é arte e do que não é. Desconfia do talento de alguns, acha que muitas formas de expressão são sem propósito. Consegue se maravilhar no jogo do claro-escuro e diferencia uma obra renascentista de uma obra barroca em três segundos. O mais importante é o talento.


Ok, se vc puder visualizar que a nossa forma de avaliar é baseada em nossa forma de entender, perceberá que as pessoas compreendem de formas distintas, e isso sempre significará Avaliações diferentes.


No próximo Post trarei alguns exemplos do assunto.

Como avaliar uma obra ? (Parte 1)

Parte 1: Suposições e fatos.

Então vamos supor que você resolveu começar a desenhar. Faz uma charge ou uma tirinha, ri sozinho por um período e resolve mostrar para um amigo, fazendo a inocente pergunta: O que você achou?

A resposta que vêm a seguir é: “Seu desenho está torto.” - Eu sei! – você replica. Não era isso que queria saber. Você queria saber se estava engraçado. Como ele não riu, você deduz que não estava.

Deste dia em diante você acha que não tem feeling pra arte e acaba procurando outra ocupação. Sei lá, ser médico, ou talvez presidente...

O FATO É : Sempre que você criar, sofrerá uma avaliação. (Desde um post num blog até uma ópera em três atos. Se você criar, será avaliado)

Eis o ponto : Como você é avaliado, com quais critérios, e se é uma avaliação justa ou relevante para você.

Vamos ver isso na sequência.

23 junho 2007

Tributo.

Heróis nunca morrem!
veja aqu:

22 junho 2007

O melhor video clipe com o menor custo possível. ( Ou: para não dizer que eu não fiz nada 2)



Além de ser uma música do Switchfoot ( uma banda que gosto bastante) a simplicidade do vídeo é extremamente atraente.

PS: Não fui eu que fiz (Até queria). peguei no balbio dlabio dabio iútubí.

Para não dizer que não fiz nada...

Se você se interessar em conhecer algumas pessoas que eu admiro pode navegar até o fim da página e encontrá-las.

PS: Por favor, agora que vocês podem conhecer blogs bons de verdade pelo menos venham me ver de vez em quando...

21 junho 2007

Obrigado pela visita! Não quer sentar? Eu já venho.Só vou na cozinha buscar um negócio...

Meus amigos e seletos leitores ( Sábios, Loucos, Honóris, Fritos, Usados, Langos-Langos, Jokers, Jugglers , Jokers-Jugglers, Mal-Passados, Inteligentes, Perspicazes, Magnânimos, Gestaltsmans e Side-Shows-Shugars, escolha sua definição ou acrescente uma nos comentários)* ,

Duas notícias para vocês:

1º) Estou trabalhando num desenho e tentando pintar no Photoshop ( que não é bem minha especialidade, mas estou tentando). Está ficando bem bonito( até).

2º ) Por trabalhar neste desenho bem bonito, não tenho nada pronto para postar! ;)

Obrigado por me visitar, apague a luz quando sair e vc sabe onde deixar a chave.


:)

Amanhã estará pronto!

* Tudo para que você saiba que estou falando com você.

20 junho 2007

Não conte comigo!

O meu contador de acessos está vazio.
Acho que deu problema.
Se você conseguir visualizar o Nº de visitas me informe .

Sobrinhos.

LUTO
É claro que este seria o fim do antiveegan monster. Ele seria despedaçado pela arvorezinha doidona.
Mas quando você tem sobrinhos pequenos que ficam soltos pela sala e rasgam seus paper-toyarts prediletos não há como terminar a história.

Sim, encontrei-o hoje despedaçado.

Bem, pelo que parece o crime não compensa, o bem sempre vence no final, e crianças são boas em rasgar papel .

Adeus Antiveeganmonster.

19 junho 2007

Meio velha.(Mona Lisa, o Código e etc...)




Hehehe... estava revirando meus arquivos e achei isso... comédia...

18 junho 2007

Por falar em música...


Tudo é mais fácil com amor.

17 junho 2007

Preciso praticar um pouco mais.


Clique na imagem para visualizar mais melhor de bom.
Quando converso com alguém sobre desenho, muitas pessoas dizem que gostariam de desenhar, que acham legal, mas não têm jeito pra coisa. Até tentaram, mas não deu resultado.

Vou compartilhar uma experiência com vocês que tive em outro campo:
A música.

Você acorda, pega o violão, e toca três horas seguidas, todo o dia, todo o dia.
Um mês depois, não mudou absolutamente nada. Não está mais afinado, nem mais rápido, nem melhor.
E é neste ponto que as pessoas decidem desistir.
Eu sempre pensei que estas coisas dependiam de talento. Mas acredite, você precisa de paciência. ( É claro que o talento ajuda, mas eu tenho convicção que qualquer pessoa “normal” pode desenhar muito bem.)
É como aprender um idioma. Você aprende primeiro as letras, depois as palavras e então começa a formar frases coerentes. No desenho você também precisa ser “alfabetizado”. Leva tempo amigo, mas se precisar de alguém para te ajudar ou motivar, fale comigo.
EM BREVE: Vídeo Aulas de Desenho e Corel do Cpt. Paprika.
PS:desculpem o texto longo. Prometo ser mais conciso.

15 junho 2007

Love


Irmãos, camaradas, friends, jokers jugglers e lango-langos:
Estive ausente deste blog desde o começo da semana
mas foi por causa nobre: O dia dos namorados que me fez tão feliz.
Sei que vocês compreendem. Obrigado.
Em homenagem ao meu amor Cinnamom Ginger Canabarra, um desenho bem bonito.
Te amo Querida.

09 junho 2007

Antiveegan monster part 2

Apenas atentem o terror na face do Antiveegan monster.Clique na imagem para ver melhor.
para ver a parte 1 da historinha clique aqui.

Mais flores

Faltam 3 dias para o dia dos namorados...

Eu quero ser esse cara.



Para todos meus amigos do paint is art isso é no mínimo incrível.

08 junho 2007

Remake : Pausa... o vício...


Além do vício... o vício do corretor automático...

07 junho 2007

pingüins albinos bidimensionais.

Paralelamente a toda correria, animaizinhos saem da minha cabeça e caminham pelo teclado.

Pingüins-albinos-bidimensionais não são a especialidade de ninguém, eu sei. Mas eles são muito amigáveis.

O tempo passa, Oh... Home sweet Home....

06 junho 2007

Always Alma Mater

Foi aqui que eu começei. É aqui que eu aprendo.
É aqui que eu trabalho. É aqui que eu me divirto.

05 junho 2007

Dabo tibi joke!

O Joker Journal mudou de endereço e está de cara nova.

http://jokerjournal.blogspot.com/

Click and feel.

04 junho 2007

Fale menos. Desenhe mais.


Ok, ok. Nesse Fim de semana descobri que meu blog passa uma imagem de Pseudo intelectual.
"Vai passar, vai passar...", dizia minha mãe enquanto eu chorava debaixo das cobertas.
Eu num curto muito os peseudismos, sabe?
Então, ok. Vou falar menos, e desenhar mais. Desculpe por parecer ser intelectual. Esteja certo de que sou um ignorante.
;)

02 junho 2007

Uma flor.

O Amor é Lindo.


01 junho 2007

Paper toyart.


Já faz um tempo que eu me apaixonei por Toyart ( São brinquedinhos, mas customizados, para adultos. Dê uma olhada nesse site pra sentir o feeling) e quis fazer uns bonequinhos para mim.

Como me deu uma preguiçinha de fazer o curso relâmpago de modelagem em resina, resolvi fazer os meus PAPER-TOY-ARTs.
depois disponibilizo para que você possa imprimir, recortar, colar e decorar sua casa.

Do lado uma quase - historinha ainda sem final, sobre o monstro antiveegan, feito em papertoyart, com referências ao Mr. Pringles. Clique na imagem para visualizar melhor.

A gente se fala.