25 junho 2007

Como avaliar uma obra? (Parte 2.)

Nota do autor: BRANDE???

Parte 2: Afinidades

Existem duas formas de compreender (Eu sei que existem mais, mas para começar, vamos com duas) e então duas formas de avaliar,

1º ) Pessoal: Você tem experiências e chegou à muitas conclusões. Você já tentou, você já usou, você já sentiu, você já conseguiu ou não. Quando se vê diante de uma obra artística leva toda a sua história em consideração para só então tecer um comentário. Você é capaz de sentir, de interpretar, de contextualizar uma pincelada, um tremor na entonação de uma nota, ou uma expressão no rosto. Você é capaz de refazer um olhar para entender o que está sendo dito na entrelinha. Mesmo que nunca tenha vivido a vitória numa guerra é capaz de senti-la quando vê num filme ou quadro. Feeling é o mais importante.

2º) Técnico:
Para você as coisas são muito claras. Existem acertos e existem erros. Muitas coisas não passam de “tentativas” de arte. Mal feitas, incompletas e sem estilo. Você sabe como se deve fazer. Sabe o que combina e o que não combina. Tem bom senso. Você tem uma referência clara do que é arte e do que não é. Desconfia do talento de alguns, acha que muitas formas de expressão são sem propósito. Consegue se maravilhar no jogo do claro-escuro e diferencia uma obra renascentista de uma obra barroca em três segundos. O mais importante é o talento.


Ok, se vc puder visualizar que a nossa forma de avaliar é baseada em nossa forma de entender, perceberá que as pessoas compreendem de formas distintas, e isso sempre significará Avaliações diferentes.


No próximo Post trarei alguns exemplos do assunto.

2 comentários:

Anônimo disse...

e ainda tem de a parte tecnica estar relacionada ao pessoal, ai ferrou tudo rs... só precisa a pessoa ser chata; se vc for avaliado por ela, nunca vai ser nada na vida! que drama uauauauha

Anônimo disse...

Ah! seu juggler!
Pessoas chatas sabem como acabar com o dia. Mas avaliação delas (na maioria das vezes) é irrelevante.