13 setembro 2007

Trabalho em Grupo.


Trabalhar em grupo é difícil. Isso não é característica exclusiva do profissional da área de Design, está presente em qualquer oficio que envolva criação :


Trabalhar em grupo é um desgaste!


Você e seu grupo: Seja escolher um tema para o TCC, resolver um desafio numa dinâmica de entrevista para emprego, um mero trabalho de faculdade, um Freelance em que você pede a mão de um camarada, ou um projeto da sua empresa. Dependendo do grupo vai ser um inferno ou um paraíso.


Você pode escolher seu grupo? Se puder ok, metade do problema está resolvido, mas ainda não é garantia de sucesso.


Trabalhe com diretrizes:


Foco no resultado: Não queira entrar na discussão de que minha-ideia-é-melhor-que-a-sua. Isso é perda de tempo, é suicídio coletivo! Quem vai decidir qual é a melhor ideia é o cliente que contratou seus serviços (ou o professor que passou a tarefa), deixe que ele decida. Se você não conhece o "gosto" do cliente ou a proposta do trabalho já começou mal.


O foco deve ser o resultado ( o trabalho pronto, da melhor maneira, dentro do prazo estabelecido).


Quem manda no grupo? Normalmente aparece alguém com uma "liderança natural", uma espécie de iniciativa que acaba coordenando o grupo. E normalmente surge alguém que quer mandar no grupo e impor opiniões a qualquer custo. O "Chefe" do grupo deve ser a pessoa com maior capacidade de organização pessoal( ele deve conseguir "dividir" o trabalho com todos sem ferrar ninguém e se lembrar das "pontas soltas" do processo), facilidade para comunicação ( tanto facilidade para expressar ideias quanto compreendê-las, e também disponibilidade para ser encontrado) e acima de tudo é o cara que vai se responsabilizar pelo sucesso ( é isso aí amiguinho! seu camarada não entregou a parte dele e você vai precisar virar a noite fazendo... isso é se responsabilizar pelo sucesso). Esse é o trabalho do "chefe". Como eu disse antes, decidir o rumo das ideias é papel do cliente. ele diz o que é melhor, e ninguém além dele deve impor opiniões.


E agora Sim, a parte importante: Mais do que respeito entre os participantes, deve existir ADMIRAÇÃO. Ser admirado é ser ouvido naquilo que você é realmente bom. Admirar é reconhecer que os outros são realmente bons em alguma coisa.


Sendo todos bons em alguma coisa, sua equipe estará completa.

É mesmo? Não diga!

Ok, vou refazer a afirmação:

Se todos são bons em alguma coisa, e o reconhecimento é mútuo, sua equipe está completa.


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