21 fevereiro 2008

A arte é Ingrata.

A arte é a viúva mais feliz que eu conheço.
- Cap. Paprika.(Pelo que eu sei essa frase é minha!)

Queria fundar um "clube para Artistas Fracassados em Vida."
Teoricamente reuniria todos aqueles artistas ( eu muitos pseudos) que
amam a arte e nunca ganharam um centavo descente com ela.

Eles apenas criam, sem se importar com as vendas ou com o reconhecimento.

Isso justificaria seu fracasso, com a clara satisfação de um sucesso post morten.

É quase como vender uma vaga no Céu...

(início da fuga do tema)

Pena que já exista um nome para pessoas que criam sem se importar com o reconhecimento
ou vendas. O nome delas é Amadoras - que o fazem por amor.

É o que fala o livro " a Guerra da Arte" de STEVEN PRESSFIELD lá na página 78.

Eu recomendo este livro, embora seja repleto de "afirmações da cabeça do autor "sem qualquer outro embasamento
literário, existem muitos pontos difíceis de discordar. Se você quiser dar uma lida no material clique aqui, e dê uma lida
no Cap: Profissionais e Amadores, da pág 78.

(fim da fuga do tema-ou não)

Mesmo assim, um Clube de Artistas Fracassados seria útil, pois excluindo os amadores
ainda sobram os incompreendidos, os loucos, os fanáticos, os idealistas e os realmente sábios.

Fracassados, fracassados, fracassados.

Olhando por este ângulo, com uma reunião de incompreendidos, loucos, fanáticos, idealistas e realmente sábios,
Para que fundar um clube?

É melhor fundar uma religião, com seus partidários extremistas e tudo mais...

Afinal de contas, não são estas as três coisas que todo homem precisa fazer:

Fundar uma religião, um partido político e um time de futebol...

Acho que não era bem isso... Tinha a ver com plantar uma árvore e cuidar de um cachorrinho...
ah sei lá.

Agora sim de volta ao tema

A arte sempre vai ser ingrata.
Você vai estudar e vai esquecer.
Vai trabalhar e não será reconhecido.
Será reconhecido e depois esquecido.
E depois de esquecido, será estudado.

Se você compreende o conceito de amor incondicional, agora ele cairá bem :
Você vai sofrer.
Mas vale a pena amar a arte,
por que amar sempre vale a pena.

Mas se você não conhece esta concepção de amor, é melhor estudar e correr atrás do seu MBA...

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr Dimas!

Eu gostei muito do artigo, mas é um tanto quanto confusa, essa relação arte x ofício. Escrevendo isso, me fez lembrar de um livro, A Arte como ofício! Acho que é esse o nome.
Cito o exemplo da faculdade, ou qualquer outro curso de Artes, em que temos duas situações, uma é, o cara que entra faz o curso, seja lá qual for, voltado as Artes, se interessa pelos fundamentos, conceitos, história, enfim, todo o contexto relacionado aos mais diversos campos das Artes, esse faz por gostar mesmo, por puro prazer.... algo como ficar até as 2h da madrugada utilizando um CorelDraw e as outras pessoas acharem aquilo um absurdo!!!. E que pra vc é um T. (dai vc coloca uns efeitos, uns drops.. impreime num gloss paper...etc..haha.- bons tempos!!!..) <- Isso foi só pra descontrair!!!
Neste primeiro exemplo poderiamos falar que seria a Arte na sua essência!!!


Bom, e o outro caso que é aquele cara que quer entrar no "mercado de trabalho" das Artes, neste caso pouco importa o conceito, a história, enfim, entra no curso, para aprender uma profissão, pois sabem que é um mercado que pagam bem, faz o curso por indicação, ja mais ficaria plantado na frente do computador horas matina à dentro realizando algum projeto ou estudo, ou ainda simplesmente criando, alguma coisa!!
Neste segundo exemplo, podemos falar que se caracteriza o Ofício, aqui sim, o status se fala mais alto!!! Neste segundo exemplo a opinião do público, conta mais que a do criador.
Algo do tipo, vc sabe que seu trabalho tá uma "droga" sem nenhum fundamento, sem conceitos, sem nada, vc mesmo como criador acha que não está bom, mas se vc mostrar para outras pessoas e elas, acharem uma maravilha, ( OHHHHHHhhhhh... fenomenal..... )
Neste segundo exemplo, o criador que só vê a Arte como Ofício, acaba mudando de opiniao, deixando-se levar pelas opinioes alheias.

Dai entra o meu conflito com relação ao tema A Arte é ingrata. ( E que por falar nisso arte com a minusculo? Que isso poh?????......rs)
Bom, fui tomar um café, deixa eu tentar retomar meu raciocinio... bem dizia eu que na aritmética....rsss bom, voltando...

Eu gostaria de questionar o dono da frase: A arte é a viúva mais feliz que eu conheço!!!
Até porque, têm se a impressão, que a Arte é necessária, ti dar algum retorno.$$$ - dólares, mulheres - Dolores, Iate dai eu te perguntaria: Qual o Papel da Arte??? (hum, isso daria um outro bom artigo hein...!!!!) ou Qual o Papel da sua Arte???

Ou para as pessoas que curtem, simplesmente por prazer, por gostar mesmo, quando que a Arte serie ingrata, para essas pessoas???

bom, não quero fugir do tema...rss
Parei por aqui, preciso voltar a preencher planilhas de controle no excel.. aguardo sua replica...rs

Paprika disse...

Ha! Fiz mais um post pra Vc Cição!