15 abril 2009

O Homem Social - Episódio 3 - A Solidão.


Ser único é ser solitário.

A solidão ostenta uma beleza que nunca é percebida por quem a experimenta, só por quem a observa.

Deve ser mais ou menos como lamber um quadro de tinta óleo.

Nuossa!


A solidão me intrigou hoje. Vou escrever em duas partes : A primeira séria a segunda é piada.

1 - Solidão/Abandono/Independência.

Não existe maior sensibilidade na alma humana do que a sensibilidade que reside na alma do solitário.

Justo que o faminto aprecie melhor a refeição.

Neste post eu proponho uma visão despedaçada da solidão em três aspectos: Solidão, abandono e independência.

Pergunto:
Quantas vezes você sentiu que estava só e percebeu que seu grito não valia nada, nem seu dinheiro, nem sua beleza, nem sua força. Suas orações não seriam ouvidas, sua presença era miserável, sua forma, inútil.

Quantas vezes você olhou ao redor e pensou que ninguém estava vendo o que estava acontecendo com você. Que ninguém se importava com você ou com seu medo, ou com sua dor e sua opinião.

Quantas vezes você sentiu que não poderia fazer nada para mudar as coisas, sentiu que não haveria uma única forma de explicar o que estava acontecendo, sentiu que tudo o que você pega escorre entre os dedos e que nunca haverá um amigo para abrir uma porta para você.

Para mim, isso é abandono. É se sentir abandonado por Deus (ou deus, ou Alá, ou D'us, ou Gaia,ou o Destino,ou a Evolução, sei lá), abandonado pelas pessoas, pela vida, pela humanidade. É o abandono da coerência, o abandono de si mesmo.
Isso é apenas a parte trágica de ser só.

Solidão para mim é bolar uma piada e não ter pra quem contar. É admirar sem ser visto e ser admirado sem nunca acreditar que isso realmente aconteceu. É suportar-se mais do que os outros te suportam. É inquietação silenciosa. É m
edo se ser descoberto e um desejo oculto de ser exposto. É anotar um segredo para ser lido. É rir em voz alta quando ninguém diz nada. São sinais ímpares de auto aceitação e simultaneamente de desespero. A Solidão É Neutra. Não é boa, não é ruim.

Independência é a coisa mais simples das três: É conseguir ser você mesmo custe o que custar. ( Acredite, não há nada tão solitário quanto ser você mesmo. )

A Solidão é muito convidativa, eu sei. E têm idiotas que se aproveitam disso.

2 - Fazendo biquinho.
Se sentir sozinho é insuportável para muitos, mas eu conheço tantos que sabem usar isso como vantagem.

Essa figura se parece com um cara comum, mas ele está se esforçando para ser rejeitado. Acredite. Ele vai passar a noite inteira se esquivando dos demais esperando uma presa.

Ele vai olhar pra você com aquela expressão de "Estou meio perdido por aqui, você pode me ajudar?" que vez por outra se reveza com a feição de "Ah, que saco, será que não tem ninguém interessante nessa festa?".

Uma alma amistosa lhe diz: "você está tão quieto..." Então finalmente ele encontra um ouvido atento.

NÃO TENHA PENA DE UM HOMEM SOLITÁRIO. ELE NÃO TERÁ PENA DE VOCÊ.

Tô te falando uma coisa real. Num sei por qual instinto materno ou se é simpatia ou pena mesmo, mas tem gente que se sente atraída por um bom homem-solitário com uma história triste. ( homem = gênero humano, ok?).

Lembra de quando você assistiu o Náufrago? Vc poderá encontrar gente assim todo o dia, chorando por seu Sr. Wilson e esperando que você chore com ele também.

Deixe esses aproveitadores descobrirem sua rota de fuga sozinhos.

2 comentários:

Mortandela disse...

caraca. e eu q pensei q tinha questoes sobre a sociedade e comportamentos...

Tony Cássio disse...

Solidão. Na verdade todos estamos sós dentro da nossa mente, acho que só Deus pode entrar lá. Eu gosto da solidão, mas não da solidão social.
É estranho morar num prédio e ser atraido pelo olho mágico toda vez que a porta do elevador faz barulho.
Phalouv