10 maio 2009

O Homem Social - Episódio 5 - Animais de estimação.


(Este Post é o primeiro de uma série de motivos para odiar o Homem Social)

Você não põe uma coleira em quem você ama.

A solidão
voltou a me pressionar. Tentei aplacar com um pouco de tv.

A sociabilização com máquinas é legal, principalmente com caixas-eletrônicos no começo do mês.
Uma vez que as contas foram pagas eu sinto falta da relação orgânica... da vida. Não tive dúvida: Sai com o cão do meu pai.

Eu tenho uma opinião sobre donos de animais.
Vou dizer:
Rufem os tambores: trtrtrtrtrtrtrtrtrtrtr tá:

Eles são doentes.

É verdade. Animal de estimação é um transtorno social e emocional.*

O que te motiva a possuir um animal?
Carinho? Claro, mas quem precisa de carinho é você e não seu cachorrinho.
Você olha para ele, vê seus olhinhos brilhantes e acredita que ele te ama. Mas ele não te ama. Você quer ser amado e esse é seu problema.

Depois ele caga no sofá, destrói seu caderno de poesias e faz xixi na sua cortina. Você o surra e lhe dá uma bronca que nenhum humano estaria disposto a ouvir. Mas ele ouve e você se sente bem - a justiça foi feita , satisfação imediata.
Mas não termina aí : Meia hora depois ele está nos seus pés como se nada tivesse acontecido.

Você queria que seu namorado ou seu filho fossem assim também, não é? Você lhe dá um esporro, ele ouve sem reclamar e em meia hora todos estão reconciliados.

Você gostaria de estar sempre certo não é?

Mas o que me incomoda de verdade é a humanização do animal.
Bota roupinha no bicho, bota nome de gente e chama de filho. Essas criaturas têm até orkut, sem zoeira. Eu estava fuçando e veja só.

Eu fico triste por que geralmente essas pessoas, apesar de doentes, são muito boas.

Minha conclusão:
Você vê uma pessoa que ama os animais e pensa que seu amor é tão grande que transborda do gênero humano para todos os animaizinhos fofos, mas eu vejo exatamente o contrário: A falta de amor é tão flagrante que precisa ser suprida por fontes alternativas de afeto.

Não é de estranhar que quanto mais aumentam os divórcios e as crises familiares maior é a quantidade e o lucro de petshops.

*Eu não sou psicólogo, meu ramo é a arte e o entretenimento, me dê licença para dizer a bobagem que eu quiser e provocar seu sossego. :)

4 comentários:

Ed disse...

Eu entendo que existem pessoas que manifestam suas doenças com pets, mas não é preciso ser doente pra ter um animalzinho de estimação.
Basta entender que somos de naturezas diferentes(desculpa falar sobre natureza de novo, mas não consegui pensar em outra coisa).
Um cão ou um gato é capaz de entender como as coisas funcionam com um esporro sim, o que não quer dizer que tenho um bicho só pra mostrar que sou eu quem mando.
Eu continuo acreditando que animais de estimação são companheiros sim, e totalmente capazes de retribuir afeto. Mas acreditar ou não é uma questão muito pessoal mesmo.

Paprika disse...

Com certeza o é.
;)

Cachorrinhos e gatinhos são capazes de retribuir afeto, com certeza. Isso explica por que são os animais preferidos na frente de peixes, pássaros e chinchilas.

O que me preocupa é apenas a humanização do bichinho, como da mesma forma me preocuparia a animalização do homem.

Quando um homem prefere um cão no lugar de uma criança( ou no lugar de outro homem) algo muito estranho está acontecendo.
Mas essa é só minha opinião, e é uma questão muito pessoal.

Com certeza o é.

Mortandela disse...

leo, quando alguem se prende a algo, qualquer coisa, pode ate ser uma pessoa, um carro, ou uma chinchila, é falta de algo. normalmente esse algo é emocional e afetivo.

nao sei se voce ja ouviu, mas a maioria das meninas mal amadas diz: "quanto mais conheco os homens, mais amo meu cachorro"; ja ouvi sobre vibradores tambem.

ou seja, cada um procura a muleta que lhe convem.

Paprika disse...

huauhahuauhauahuha
Realmente.

Foi um escitor que disse isso (Sobre os cachorros, sobre o vibrador eu não sei). Mas agora não lembro o nome.

Eu prefiro não ter um animalzinho simplesmente.

Essa relação com carros, Naruto, guitarras e outras coisas é estranha também, mas com os animais é mais triste.

Eles não têm culpa da carência dos humanos.

Agora a tentativa de suprir as carências com outros humanos vai chegar nos próximos posts.
O Homem Social vai se socializando aos poucos.